Publicado: Terça feira, 28 de Maio de 2024
O FC Porto venceu este domingo a Taça de Portugal, depois de bater o Sporting por 2-1, num jogo com muitas incidências e que só foi decidido no prolongamento, onde a equipa dos dragões conquistou a 20.ª Taça de Portugal.
A equipa campeã nacional começou melhor o jogo e conseguiu colocar-se em vantagem através de uma cabeceamento de St. Juste, após a marcação de um canto, mas erros individuais castigaram a equipa leonina, que viu Geny Catamo assistir autenticamente Evanilson, que isolado perante Diogo Pinto não facilitou e empatou a partida.
Poucos minutos após o empate mais um contratempo para os leões, Galeno fugiu em velocidade em direção á baliza e St. Juste placou imediatamente o jogador, falta nítida e expulsão do central e grande penalidade assinalada por Fábio Veríssimo, que depois foi alertado pelo VAR que a falta era fora da área e marcou livre.
O jogo que estava a ser disputado intensamente pelas duas equipas, a partir do momento da expulsão inclinou-se para o lado portista, que foram com tudo em busca do golo da vitória, tendo o Sporting ajustado a equipa tentando lançar bolas longas para Gyokeres e aproveitar as bolas paradas para tentar tirar um coelho da cartola e decidir o jogo a seu favor.
A equipa de Sérgio Conceição fez substituições ao intervalo com o intuito de conseguir a vitória, o que parecia cada vez mais perto, mas a equipa leonina esteve sempre compacta e aguerrida, não permitindo grandes oportunidades e quando as permitia Diogo Pinto mostrava-se á altura dos acontecimentos.
Após o término dos noventa minutos com a igualdade a uma bola a manter-se o jogo foi para prolongamento e aí voltou a acontecer um erro individual, desta vez do jovem Diogo Pinto que em vez de socar a bola acertou em Evanilson e foi assinalada grande penalidade, que o iraniano Taremi, no seu último jogo com a camisola azul e branca não desperdiçou, para êxtase dos adeptos azuis e brancos, que explodiram de emoção.
De referir que o jogo foi intenso e rasgadinho, como se costuma dizer na gíria futebolística, com muitos cartões, muita emoção de parte a parte, pois ninguém queria perder este jogo, mas onde os erros individuais da equipa leonina deitaram tudo a perder.
O FC Porto acaba por conquistar um título esta época que foi extramente difícil para os lados da invicta, onde houve problemas com jogadores, com a claque de apoio, houve as eleições que ditaram o afastamento de Pinto da Costa da liderança azul e branca, após 42 anos no poder, uma nova era se adivinha, falta saber se um dos obreiros de mais uma conquista, Sérgio Conceição, continua ao leme da equipa ou se acompanha o seu presidente e saí, dando aval ao novo presidente André Villas Boas para contratar um novo técnico, para uma nova era.
Edição: Fábio Gomes
Foto: Arlindo Homem (FootballDream)