Publicado: Terça feira, 12 de Setembro de 2023
A seleção portuguesa de futsal de Sub-19 fez história e conquistou pela primeira vez o Europeu no escalão de Sub-19.
Portugal voltou a encontrar a seleção espanhola como adversária, algo que já se tinha sucedido na fase de grupos, que Portugal tinha vencido por 5-3, mas uma final de um torneio é sempre diferente e a qualidade das duas seleções é inequívoca e a sorte podia sorrir a qualquer uma das seleções.
O jogo não começou bem para a equipa das quinas, que muito cedo se viu a perder por 2-o, os espanhóis pareciam ter uma mão na taça, mas o futsal é um desporto emocionante e o resultado pode mudar a qualquer momento e foi o que aconteceu, Portugal operou uma reviravolta histórica.
Os comandados por José Luís Mendes foram alertados pelo timoneiro da equipa e grande obreiro desta conquista, durante a pausa técnica, para se concentrarem que ainda faltava muito tempo e que bastava jogarem o que sabiam dentro da quadra.
Aí apareceu o capitão da equipa portuguesa, Lúcio Rocha, que foi considerado o melhor jogador e o melhor marcador do torneio, que com uma bomba deu início á remontada, que ainda teve mais um capítulo na primeira parte, com Andriy a empatar o jogo, quando faltava um minuto para acabar o primeiro tempo.
A segunda parte a história foi outra, Portugal veio mais concentrado e partiu para cima dos espanhóis com muita assertividade e passou para a frente do marcador através de um autogolo de um jogador espanhol, que deu início ao descalabro da seleção espanhola, que se viu em desvantagem e teve que arriscar e aí Portugal foi mortífero, marcando mais 3 golos, por Tomás Colaço, novamente Lúcio e por fim Pedro Santos que fechou a contagem.
Com o resultado em 6-2 favorável a Portugal, veio á memória o resultado da última final da categoria que a seleção portuguesa perdeu diante da Espanha exactamente pelo mesmo resultado, no ano passado.
A equipa de José Luís Mendes fez uma prova imaculada, vencendo os cinco jogos que disputou no campeonato da Europa de 2023, na Croácia, pondo assim fim ao reinado da Espanha na categoria.
Edição: Fábio Gomes
Foto: Federação Portuguesa de Futebol