Publicado: Sábado, 29 de Novembro de 2025
A seleção portuguesa de futebol de sub-17 fez história ao conquistar o título Mundial de futebol, depois de vencer a Áustria em Doha, por 1-0.
A actual campeã da europa, conseguiu juntar os dois títulos, algo inédito nos sub-17 e que valoriza e muito os jovens jogadores portugueses, que para além de serem campeões do Mundo, arrebataram quase todos os prémios individuais.
Mateus Mide foi considerado o melhor jogador do torneio, Romário Cunha o melhor guarda-redes, o melhor jogador da final foi Mauro Furtado, que também foi eleito o 3º melhor jogador do torneio e por último, mas talvez um dos mais importantes, Anísio Cabral ganhou a bota de prata, ele que marcou o único golo da final.
O jogo foi bem disputado, mas esperava-se mais da equipa austríaca, depois do futebol que tinha apresentado no torneio e apesar de ter criado dificuldades à seleção portuguesa, onde imperaram os centrais da equipa nacional, Chelmik e Mauro Furtado foram intransponíveis e quando eram ultrapassados estava lá Romário Cunha que mantinha a sua baliza intacta.
Apesar do jogo repartido, Portugal conseguiu ser mais feliz, ou eficaz e marcou um golo, que foi o suficiente para trazer o troféu para Portugal, o avançado do Benfica, Anísio Cabral não desperdiçou a flagrante oportunidade e encostou para o golo mais importante da competição, após um excelente cruzamento de Duarte Cunha.
A equipa de Bino foi mais uma vez coroada e fez história e algo épico, vai ser muito difícil igualar o que os jogadores portugueses conseguiram fazer no Qatar.
Edição: Fábio Gomes (FootballDream)
Foto: Fábio Gomes (FootballDream)


