Começa hoje a CAN 2015

Com a Guiné Equatorial como país anfitrião, começa hoje a CAN 2015. Até 8 de Fevereiro dezasseis selecções disputarão o título africano de selecções, entre os principais favoritos encontra-se a Argélia, Camarões, Gana e Costa do Marfim. Burkina Faso, Tunísia, Zâmbia e Senegal também se perfilam como muito fortes. De referir as duas principais ausências: a Nigéria, o campeão em título, e o Egipto, o campeão com mais títulos da CAN. 

Há dois portugueses entre os seleccionadores. Jorge Costa com a selecção do Gabão, e Rui Águas ao comando de Cabo Verde. Os “tubarões azuis” são aliás o único representante entre os países africanos de língua oficial portuguesa, depois de Angola e Moçambique, que participaram em edições anteriores da CAN, terem sido eliminadas na fase de qualificação. 

Do nosso campeonato estão representados quatorze futebolistas distribuídos em sete selecções, entre os quais Slimani e Heldon (Sporting) Aboubakar e Brahimi (FC Porto), Javier Balboa (Estoril-Praia), ou Oualembo e Edgar Salli (Académica). A selecção mais representada é claramente Cabo Verde, com oito jogadores: Kevin Sousa (Nacional), Babanco e Kuka (Estoril-Praia), Kay (Belenenses), Gegé (Marítimo), Ivan Cruz (Gil Vicente), Sérgio Semedo (Olhanense) e o já citado Heldon (Sporting).
A Eurosport fará a transmissão televisiva, com o atractivo de um Cabo Verde-Tunísia já amanhã, ás 18h45 (hoje há mesma hora temos o Burkina Faso contra o Gabão de Jorge Costa). O jogo que abre a competição é o Guiné Equatorial – Congo.