Publicado: Sábado, 29 de Junho de 2024
O antigo jogador do Sporting e da Seleção Nacional, Manuel Fernandes, morreu aos 73 anos, vítima de doença prolongada.
Manuel Fernandes encontrava-se internado há algum tempo, estando a recuperar de uma operação a um tumor.
O avançado foi e é uma das maiores figuras do Sporting, tendo desempenhado diversas funções no clube de Alvalade, onde além de atleta, foi treinador e dirigente.
De referir que foram feitas várias homenagens em vida ao eterno capitão, sendo que a direção de Frederico Varandas sempre teve um enorme reconhecimento do que Manuel Fernandes representava para o clube e seus associados, ainda esta época durante uma altura em que a saúde do avançado estava bastante debilitada, realizou-se em Alvalade uma falange de apoio a Manuel Fernandes.
A porta 7 do Estádio José de Alvalade tem o nome de Manuel Fernandes, para fazer alusão aos 7-1, que o Sporting venceu o Benfica e onde o avançado marcou 4 golos, em 1986.
De referir que o avançado dos leões marcou 257 golos em 433 jogos pelo Sporting, em 12 épocas, tendo conquistado 2 campeonatos, 2 Taças de Portugal e uma Supertaça.
A última conquista do campeonato foi também dirigida a Manuel Fernandes, tendo inclusive sido levada a taça de campeão ao hospital onde se encontrava internado pelo presidente Varandas e pelo número nove Gyokeres, o dorsal usado por Manuel, de forma a dar ânimo e para fazer Manuel Fernandes sentir se parte da conquista do título.
Edição: Fábio Gomes
Foto: Fábio Gomes (FootballDream)