Publicado: Terça feira, 13 de Agosto de 2024
O internacional português Pepe anunciou o final da carreira, depois de ter disputado o Euro 2024 por Portugal em grande nível, o que aumentou as esperanças de muitos adeptos que continuasse a jogar noutro clube.
Mas o defesa central preferiu despedir-se e arrumar as chuteiras, ele que disputou 895 jogos na sua carreira e onde amealhou mutos troféus, no total foram 29 conquistas em que Pepe participou.
O jogador aos 41 anos, que em Portugal representou o Marítimo e o FC Porto, o seu grande amor, apesar de ter treinado á experiência no Sporting, ainda antes de assinar pelo FC Porto, seguiu-se o Real Madrid, onde o central se destacou como um dos melhores do mundo na sua posição e onde esteve durante 10 épocas consecutivas, seguiu-se uma época e meia ao serviço dos turcos do Besiktas até que voltou ao clube do seu coração, o FC Porto, onde foi figura de proa durante seis épocas.
Este percurso de um jogador de alto nível foi coroado com conquistas importantes, ganhou três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de clubes, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental. Ao serviço da seleção portuguesa conseguiu algo inédito, conquistar um Europeu de 2016 e uma Liga das Nações, em 141 jogos pela equipa das quinas.
No FC Porto, o central venceu quatro campeonatos, cinco Taças de Portugal, quatro Supertaças e uma Taça da Liga. Em Espanha, no Real Madrid além dos títulos internacionais já mencionados conseguiu vencer três campeonatos, duas Taças do Rei e uma Supertaça.
Apesar de ter estado envolvido em algumas polémicas ao longo da carreira, episódios em que era apelidado de jogador violento, nada disso manchou a grande carreira que conseguiu ter, sendo por muitos considerado em alguns anos o melhor central do mundo e apesar de não ter nascido português representou sempre o nosso país com muita paixão.
É um dos grandes e vai ser sempre relembrado como um dos melhores, por tudo isso expressamos o agradecimento a Pepe por tudo o que fez ao longo da carreira e por ter escolhido o nosso país quando podia facilmente, devido á sua qualidade ter escolhido a nação que o viu nascer.
Obrigado Képler Laveran Lima Ferreira.
Edição: Fábio Gomes