Publicado: Terça-feira, 19 de Novembro de 2024
A seleção portuguesa deslocou-se a Split, Croácia, com o apuramento para os quartos de final da competição já garantido e o primeiro lugar do grupo assegurado, fruto disso Roberto Martínez dispensou quatro jogadores normalmente titulares, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e Pedro Neto e convocou para os seus lugares Fábio Silva e Quenda.
O selecionador tinha dito que ia dar oportunidades a outros jogadores e assim foi, permitindo a estreia a alguns jogadores, Fábio Silva, Tomás Araújo e Tiago Djaló, apenas Quenda não se estreou, ele que podia bater o recorde de Futre, caso se estreasse.
Mas quanto ao jogo, a Croácia precisava de pontuar para se qualificar, mas Portugal apesar de se apresentar num sistema tático diferente, com três centrais, a primeira parte foi de domínio por completo dos portugueses, a contrastar com a segunda parte em que houve um declínio exibicional e o descalabro só não foi maior, devido a uma boa exibição de José Sá e a falta de acerto na hora da finalização, por parte dos croatas.
Com uma equipa balanceada para o ataque, a seleção das quinas chegou á vantagem depois de um soberbo passe de Vitinha para uma receção espectacular de João Félix que depois finalizou com classe e inaugurou o marcador, dando finalmente vantagem a Portugal, tudo parecia encaminhado para um bom resultado e uma grande exibição.
Mas ainda antes do intervalo, Kramaric ameaçou a baliza de José Sá, com um remate ao poste, mas o intervalo chegou com Portugal em vantagem, por 1-0.
Na segunda parte a seleção croata apareceu de cara lavada, com intuito de ferir a baliza portuguesa, não deixando os jogadores portugueses continuarem a pautar o jogo, logo conseguiram marcar o golo do empate através do central do Manchester City, Gvardiol.
A equipa comandada por Roberto Martínez, não conseguiu dar a volta ao jogo, apesar das alterações do selecionador, que fazia alterações com o intuito de controlar a partida, mas apenas Francisco Conceição conseguiu mexer com o jogo, mas não de forma a desempatar a partida.
O final do jogo chegou com um empate a uma bola e com a Croácia a conseguir o seu principal objetivo, de qualificar-se para os quartos de final da Liga das Nações e com Portugal a conseguir ficar invicto, com quatro vitórias e dois empates, em seis jogos.
Edição: Fábio Gomes
Foto: Arlindo Homem (FootballDream)