Portugal marca lugar na final da Liga das Nações

Publicado: Sábado, 7 de Junho de 2025

A seleção portuguesa qualificou-se para a final da Liga das Nações, depois de estar a perder conseguiu uma reviravolta, deixando assim a equipa da casa fora do jogo decisivo.

A equipa de Roberto Martínez conseguiu um feito que já não acontecia á muitos anos, vencer a Alemanha, ainda por cima numa fase a eliminar.

A vitória em Munique por 2-1, veio dar alento aos adeptos portugueses, que agora aguardam o resultado entre a Espanha e a França para saber qual o adversário na final.

Nem as alterações táticas operadas pelo selecionador nacional, que surpreenderam, João Neves apareceu na equipa inicial, mas a defesa direito, enquanto que Vitinha, ficou no banco de suplentes, foram handicap para a vitória nacional.

A primeira parte foi difícil para a equipa das quinas, pois a Alemanha amparada pelo apoio do seu público, dominou quase por completo o jogo, com alguns remates perigosos, mas sem conseguir marcar.

Na segunda parte os alemães entraram a todo o gás e a estrela em ascensão, Wirtz, inaugurou o marcador, logo aos 48 minutos.

O selecionador português foi lesto a fazer alterações, colocou em campo Vitinha, Nélson Semedo e Francisco Conceição, para os lugares de Rúben Neves, João Neves e Trincão.

A equipa melhorou e começou a criar perigo na baliza germânica e aos 63 minutos o espalha brasas, Francisco Conceição, numa jogada individual conseguiu fazer um golaço, com um remate em arco, sem hipóteses para Ter Stegen, empatou a partida e deu alento aos portugueses.

Mas a equipa nacional não estava contente e foi á procura de mais e foi feliz, com Nuno Mendes, que fez uma grande exibição a servir a lenda Cristiano Ronaldo, que só teve de encostar para colocar Portugal na frente pela primeira vez.

A partir daí Portugal tomou conta do jogo, apesar da seleção da Alemanha ter criado alguns lances de perigo o mais flagrante pertenceu a Portugal que podia assim ter dilatado a vantagem, com Diogo Jota e novamente Francisco Conceição a desperdiçarem de forma clara o 3-1, com Ter Stegen a fazer duas grandes intervenções, que mantiveram as esperanças germânicas intactas.

Portugal consegue um feito inédito, passados 25 anos conseguiu voltar a vencer a Alemanha e assim marcar presença na final da Liga das Nações.

Edição: Fábio Gomes

Foto: Arlindo Homem (FootballDream)