Publicado: Terça-feira , 10 de Junho de 2025
Portugal venceu a Espanha no desempate por grandes penalidades, por 5-3 e conquistou pela segunda vez a Liga das Nações.
No desenrolar da partida Portugal teve sempre que correr atrás do prejuízo, estando a perder por duas vezes, mas conseguiu empatar a partida a duas bolas e no prolongamento ninguém conseguiu alterar o rumo da partida.
Numa final muito disputada, os nuestros hermanos conseguiram chegar à vantagem através de um golo marcado por Zubimendi, num remate que surpreendeu Diogo Costa.
Mas a seleção das quinas não baixou os braços e tentou marcar o golo do empate, o que conseguiu através de Nuno Mendes, num remate cruzado, ele que foi considerado o homem do jogo e o melhor jogador do torneio conseguiu marcar pela primeira vez pela seleção nacional.
Quando toda a gente pensava que as equipas iam recolher ao balneário empatadas, eis que surge um balde de água fria para Portugal,
Oyarzabal conseguiu marcar ao cair do pano, de salientar que os dois golos foram apontados por jogadores da Real Sociedad. O resultado espelhou o jogo intenso e disputado que se verificou na primeira parte e a vantagem da Espanha parecia natural.
Na segunda parte Roberto Martínez fez duas alterações que mexeram com o jogo, até que surgiu o homem de quem ninguém se pode esquecer e num momento de pleno oportunismo estava lá Cristiano Ronaldo, que aos 40 anos ainda marca golos de extrema importância, empatou a partida a duas bolas, resultado que permaneceu até ao final da partida.
Seguiu-se o prolongamento, onde nada se alterou, a equipa campeã europeia bem tentou evitar as grandes penalidades, mas do lado de lá estava uma equipa portuguesa muito competente, que não se limitava a defender, tentava sempre demonstrar que estava ali para competir e tentar vencer a competição.
Nas grandes penalidades, Morata permitiu a defesa a Diogo Costa e Rúben Neves marcou a grande penalidade decisiva para a vitória portuguesa na Liga das Nações, algo que não acontecia desde a edição inaugural em 2019.
Edição: Fábio Gomes
Foto: Arlindo Homem (FootballDream)