Publicado: Sábado, 29 de Julho de 2023
O futebol feminino português fez história ao vencer a seleção do Vietname por duas bolas a zero, na sua primeira participação num Mundial, as jogadoras portuguesas acalentam a possibilidade de seguir em frente para a próxima fase, mas só com uma vitória, que foi alcançada de forma meritória, podiam continuar a sonhar com tal objectivo.
A seleção portuguesa apresentou-se diante do Vietname com várias mudanças no onze, em relação ao primeiro jogo, no total foram sete alterações, o que trouxe uma nova dinâmica á equipa das quinas, que se apresentou afoita e com enorme pendor ofensivo.
A madeirense Telma Encarnação aos sete minutos tornou-se a primeira jogadora portuguesa a marcar num Mundial de futebol feminino, mas não foi preciso esperar muito para vermos mais um golo português, desta feita apontado por Kika Nazareth, que deu mais justiça ao resultado, tal a superioridade evidenciada pela equipa das quinas.
As oportunidades foram se sucedendo, mas não houve mais golos até ao intervalo, na segunda parte o domínio continuou a ser da equipa nacional que controlou o jogo a seu belo prazer, mas não conseguiu marcar mais nenhum golo.
As Navegadoras têm agora de vencer a equipa dos EUA, que são bicampeãs em título, na última jornada do grupo, para poderem seguir para a próxima fase.
Edição: Fábio Gomes
Foto: Federação Portuguesa de Futebol