Já se previa que seria um jogo difícil para o Sporting e confirmou-se – o Rio Ave neste campeonato, tirando os três grandes, é apenas inferior ao Braga e ao Vitória de Guimarães, e tem claramente estatuto europeu -, a partida até começou equilibrada até que aos 3o minutos Montero foi agarrado na grande área. Penalti marcado e convertido por Nani. O lance é claramente falta porém os protestos vila-condenses foram muitos com Tarantini a levar um cartão amarelo (que poderia ter outra cor) e o director Miguel Ribeiro, de cabeça perdida, a ser expulso.
Mas foi sol de pouca dura o golo do Sporting pois o Rio Ave, com toda a justiça, fez o 1-1 por Del Valle, num contra ataque no seguimento de uma transição rápida. A seguir a equipa de Pedro Martins esteve mais perto do 2-1 que o Sporting e não fosse Jefferson com um corte milagroso à boca da baliza e o Sporting podia ter saído derrotado ao intervalo.
Na segunda parte surgiu um Sporting melhor e mais empenhado na vitória. Saiu Carrillo por lesão, mas Mané entrou muito bem a substituí-lo. O Sporting atacava mais e o segundo é um grande golo de Montero (59 minutos) e o terceiro é outro grande golo de João Mário (67). O Sporting sentia-se seguro e inspirado, porém o Rio Ave ,em contra-ataque fez um grande golo por Hassan logo no minuto. Daí ganhou confiança e a equipa do Sporting tremeu um pouco com o assédio atacante vila-condense, porém os leões acabaram ainda assim por criar mais oportunidades, sobretudo em transições rápidas e o 4-2 havia de surgir por Tanaka, à beira do fim do jogo, após uma recuperação de William Carvalho – o japonês fez mais uma vez um grande golo a provar bem do que é capaz e a fazer adivinhar séria concorrência para o ataque nos próximos tempos, mesmo com o regresso de Slimani.
Destaque também para a muito boa estreia de Ryan Gauld no campeonato, entrou por André Martins. Tobias Figueiredo estreou-se, como se previa, a titular, e esteve bem, provando ser séria concorrência a Maurício, apesar de aqui ali revelar alguma natural inexperiência.
Com este resultado o Sporting mantém o terceiro lugar, a 10 pontos do Benfica e a 4 do F.C. Porto.