Sporting vence e torna-se bicampeão nacional

Publicado: Sábado, 17 de Maio de 2025

O Sporting recebeu em Alvalade o Vitória de Guimarães e precisava de vencer para se tornar bicampeão nacional.

A depender unicamente de si para concretizar o objectivo do bicampeonato, mas tendo pela frente um Vitória que também precisava de pontuar para conseguir a qualificação para as competições europeias, os leões não desiludiram os milhares de adeptos que foram a Alvalade e carimbaram a vitória no campeonato, com uma vitória por 2-0.

A equipa leonina dominou o jogo na primeira parte, mas parecia algo nervosa e pouco esclarecedora no ataque, apesar de ter tido algumas situações de perigo, o guarda-redes Varela ia dando conta do recado e mantendo a sua baliza intacta. O intervalo chegou e o resultado era 0-0, o que neste momento era suficiente para a equipa da casa vencer o campeonato, pois o Benfica perdia em Braga por 1-0.

Na segunda parte, a equipa comandada por Rui Borges apareceu mais determinada em concretizar as oportunidades que lhe eram concedidas e o domínio leonino acabou por dar frutos, com Pote a inaugurar o marcador para delírio dos adeptos presentes no estádio e fora dele.

O Sporting tinha uma mão no título e para que não restassem dúvidas o jogador chave desta equipa voltou a fazer o gosto ao pé, mantendo-se assim na luta pela bota de ouro, mas o mais importante, tornou-se o melhor marcador do campeonato, muito provavelmente o melhor jogador do mesmo e acabou com as dúvidas sobre o campeão nacional, o Sporting sagra-se bicampeão nacional 71 anos depois da última vez.

Após o empate no estádio da Luz, na jornada anterior, o Sporting dependia unicamente de si para chegar ao título e não defraudou os adeptos, vencendo a partida, frente a um bom oponente, somando 82 pontos, mais dois do que o Benfica, que não foi além do empate em Braga.

Seguiram-se os festejos dos adeptos que estavam eufóricos, dos jogadores que conseguiram levar o barco a bom porto, apesar de terem tido três treinadores esta época, de Rui Borges, que tinha sido muito criticado por alguma comunicação social e que conseguiu o seu primeiro título nacional e talvez o mais importante da sua curta carreira enquanto técnico.

Não nos podemos esquecer de Frederico Varandas, que está muito perto de se tornar o presidente mais titulado do clube leonino, sendo que está na presidência do clube de Alvalade desde 2018.

Depois de alguma espera, montou-se o palanque e o novo presidente da Liga de futebol, Reinaldo Teixeira, entregou a taça de campeões ao capitão Hjulmand, que a ergueu bem alto para delírio de todos os adeptos que esperavam pelo momento da entrega da taça, para prosseguirem com os festejos pela noite dentro no Marquês de Pombal.

Edição: Fábio Gomes

Fotos: Arlindo Homem (FootballDream)